Tags

, , , , ,

Você já ouviu falar em alfarroba? Não? Pois se você é um chocólatra assumido vai gostar de saber do que se trata 🙂

Foto: Moisés Schini / LariCota

A alfarroba vem da alfarrobeira, árvore que cresce na região mediterrânea. A alfarroba é uma vagem que mede em média 14cm de comprimento, 3cm de largura e possui de 10 a 17 sementes dentro. Essas sementes, depois de processadas, são utilizadas pela indústria de alimentos como espessante. Depois de tirar as sementes o que sobra na vagem é a polpa da alfarroba, que depois de seca, triturada e torrada, vira um pó muito parecido com o cacau. Esse pó também é marrom e é naturalmente doce.

Ok, mas por qual motivo devo trocar meu chocolate delícia por uma alfarroba?! Basicamente pela qualidade do que você vai ingerir. A alfarroba tem, proporcionalmente, menos gordura e mais proteína que o cacau. Ela tem também mais açúcar, mas ainda assim a troca vale a pena, porque a alfarroba tem mais vitaminas, minerais e fibras, o que vai deixar o seu corpinho bem feliz!

As barrinhas de alfarroba não diferem muito em calorias da barras de chocolate, a vantagem é que são mais nutritivas, não contêm lactose, glúten e cafeína, e ainda são ricas em antioxidantes 🙂

Não estou dizendo que você nunca mais deve comer chocolate na vida, até porque isso é uma verdadeira missão impossível para muitos de nós 😉 Mas acho legal ter uma opção mais saudável e com sabor bem parecido para revezar com o chocolate.

Eu experimentei as barrinhas com banana e coco. Achei as duas bem gostosas, porém mais doces que um chocolate ao leite, por exemplo, então comi meia barrinha cada vez. Agora comprei alfarroba em gotas e o tablete para experimentar.

Por enquanto, só a Carob House, que fica em Curitiba, faz produtos com alfarroba no Brasil. Eu comprei no Mundo Verde, e paguei R$2,90 em cada barrinha. Também vi que dá para comprar direto em vários sites de produtos naturais (Planeta dietAlfarroba Curitiba, Empório Bem Estar).

E aí, vai experimentar uma alfarroba?!