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Muitas vezes nós achamos que é preciso uma grande mudança (e várias restrições) para ter uma alimentação saudável, mas sua amiga LariCota garante: pequenas mudanças fazem muita diferença!

Foto: Moisés Schini / LariCota

Uma substituição simples, e que tem um efeito ótimo na saúde, é trocar alguns alimentos refinados pelos integrais. Você pode fazer isso com pães, macarrão, biscoitos, arroz, etc.

Hoje em dia muita gente já faz essa troca inteligente nas refeições, e é cada vez mais fácil achar alimentos integrais em restaurantes, supermercados e padarias. Eles também estão ficando mais livres daquele preconceito chato do tipo, pão integral é aquele pão de forma ruim que gruda no céu da boca!! Eu tenho visto pães integrais de vários tipos, inclusive com sementes gostosas já incorporadas na massa. Outro dia mesmo eu comi um pão francês integral muito delícia 😉

Se você tá acostumado com o arroz branco de todo dia, pode levar algumas garfadas para acostumar com o integral. Mas garanto que logo vai achar o moreninho bem saboroso e aos poucos isso vai virar um hábito.

Eu procuro consumir alimentos integrais no dia a dia e deixar os refinados para ocasiões especiais… Exemplos: dia de strogonoff tem que ser com arroz branco (acho que a combinação com o integral fica bem diferente!), quando vou almoçar fora, finais de semana e quando aquele cheiro de pão francês quentinho invade todo o meu bom senso!!! Cheiro de pão saindo do forno é bom demais, não é? Até pizza eu achei um lugar que faz com massa integral, e sinceramente, fica mara!

Para te convencer que a substituição realmente vale a pena, seguem alguns benefícios dos integrais:

– Alimentos integrais contêm mais fibras, o que é ótimo para seu intestino funcionar bem, para aumentar a saciedade e para fazer com que o açúcar e a gordura sejam absorvidos mais lentamente.

– As fibras presentes nos alimentos integrais ajudam a reduzir os níveis de glicose e colesterol. O resultado disso? Um menor risco de desenvolver diabetes e doenças do coração.

– Os alimentos refinados perdem nutrientes importantes durante o processamento. Os integrais mantêm vitaminas do complexo B, e minerais como zinco, cromo e magnésio. Isso tudo vai te ajudar a controlar o apetite e aquela famosa compulsão por doces.

– As vitaminas e minerais dos integrais também ajudam a aumentar as defesas do organismo. E quem não quer ficar mais resistente, né?

– Os alimentos integrais têm menor índice glicêmico que os refinados, e isso evita os picos de insulina tão ruins para o nosso organismo. Esse picos são seguidos de baixo índice glicêmico e aquela sensação de fome, o que pode favorecer bastante a compulsão alimentar. Os integrais evitam isso deixando seu organismo mais equilibrado.

– Os integrais podem contribuir (e muito) para o seu projeto biquíni! Alguns deles têm até mais calorias que os refinados, mas não se engane, ainda assim eles devem ser os escolhidos. Como te deixam mais saciado você provavelmente vai comer menos do que comeria normalmente, e o resultado disso você vai sentir aos poucos na balança 😉

E aí, topa o desafio de trocar os refinados pelos integrais?