Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Ter um smartphone já foi considerado sinônimo de status, mas hoje em dia o cenário está um pouco diferente. Ele continua tendo um preço alto se comparado a outros telefones, mas a utilidade de muitos dos seus aplicativos não é mais uma discussão, é um fato! Quando você está viajando então nem se fale, eles podem te ajudar (e muito) nas mais variadas ocasiões. Bateu aquela vontade de comer uma massa e não sabe onde tem um restaurante italiano? Precisa de ajuda para se aventurar nos meios de transportes públicos? Tá perdido dentro de um museu? Todas essas perguntas podem ser respondidas facilmente, e com precisão, por algum dos mil aplicativos existentes.

Vou listar alguns apps que foram super úteis nessa viagem de NY, e que por isso recomendo às minhas MariCotas e seus acompanhantes :). Ah, e o melhor de tudo é que esses vocês podem baixar de graça!

Google maps:

Não é nenhuma novidade que todo mundo se “orienta” pelo famoso google maps né? A versão para smartphone é muito parecida com a original, ou seja, vai te dar mapas, rotas e imagens de satélite dos lugares. O plus é que se você tiver conectado ele te acha no mapa e você vira um pontinho azul, assim fica mais fácil ver qual é a estação de metrô mais próxima ou quantas quadras você deve andar para chegar naquela lojinha mara. Ele substitui o antigo mapa de papel e é atualizado frequentemente. Porque é muito mais charmoso ficar perdido olhando para o telefone do que com aquele mapa enorme cobrindo sua linda face, não é?

NY Subway:

 O metrô de NY é bem grande e complicadinho. Ele tem várias linhas, muitas estações e sempre (ou quase sempre) passam trens com destinos diferentes na mesma plataforma. Mas nem por isso você deve se intimidar, conhecer o transporte público da cidade também faz parte do passeio. Esse app não mostra somente o mapa do metrô com todos os detalhes (aquele completo que fica colado nas estações sabe?), ele também calcula as rotas que você quer fazer. Você coloca o endereço de onde está, o endereço do destino final, escolhe se quer calcular pelo caminho mais rápido ou o que é menos concorrido (de acordo com aquele horário) e manda ele trabalhar! O resultado será o trajeto certinho dizendo qual estação você deve pegar o trem, em qual sentido, qual a cor da linha e o número do trem, etc… Detalhe: ele só calcula tudo isso se tiver conectado à internet, quando tá offline só mostra o mapa. Se você não tiver conexão móvel durante a viagem, já saia do hotel com o trajeto certinho. Ou se tiver no meio de um passeio é só parar em algum lugar com wi-fi disponível (Starbucks!).

Trip Advisor:

Esse aqui vai te ajudar em várias coisas legais. Ele acha restaurantes de acordo com o que você quer comer, o preço que quer pagar e ainda te mostra avaliações de outros clientes. Também dá dicas de hotéis, passagem, passeios a pé, e você ainda pode tirar dúvidas específicas de viagens nos fóruns. Existe ainda a ferramenta “perto de mim” onde ele te mostra o que tem de legal para visitar ao seu redor. Depois de tantas dicas legais você também pode contribuir colocando suas fotos e opiniões sobre os lugares visitados.

Central Park NYC:

Já que o Central Park é beeem grande, nada melhor que um app para te orientar! Ele vai te indicar onde aluga bicicleta, pontos turísticos específicos como o zoo, a casa dos barcos, Strawberry fields e outros. Se engana quem acha que simplesmente passeando no parque vai “topar” com esses pontos acidentalmente, o parque é enorme e existe a chance de você caminhar um tempão e sair sem passar onde realmente queria.

NYC museum guide:

 Para os amantes de museus esse guia é bem legal. Ele tem um catálogo com todos os museus da cidade, endereços, horários de funcionamento e site de cada um deles. Ainda existem os apps específicos de alguns museus, como o do Museu Americano de História Natural, que é um guia completo e te mostra onde está cada exposição e o que é importante sobre elas.

PriceGrabber e Amazon:

Sabe aquele momento em que você está na loja, pega determinado produto, mas não sabe se o preço lá tá bom? Então, seus problemas acabaram! Com esses apps você scaneia o código de barras do produto e eles te dizem os preços das principais lojas. Assim você já decide na hora se leva, não gasta a sola do seu lindo sapato à toa, e não fica com aquela sensação terrível de que vai encontrar mais barato na próxima loja. A principal diferença entre os dois é que na Amazon você pode fechar a compra por ali mesmo, já o PriceGrabber é só um comparador de preços e pode te mostrar lojas diferentes da Amazon.

Midtown in my pocket:

-Midtown é a região central de Manhattan e é lá que estão concentrados muitos dos atrativos da cidade. Esse app é dividido em categorias como: atrações e tours, bancos, cafés, galerias de arte, locadoras de veículos, etc. As lojas são divididas por tipo de produto e está tudo em ordem de alfabética. Mas ele também funciona mais ou menos como um google maps, você só precisa acionar o mapa e consegue ver todas as atrações ao seu redor. É uma boa maneira de descobrir coisas legais e não tão específicas, sabe? Vi que tem também “Soho in my pocket”.

Coffee (in) Touch:

Viciados em café? Talvez seja uma boa baixar esse só sobre cafeterias da cidade. Ele te acha no mapa, diz quais cafeterias tem por perto e ainda informa se aquela que você clicou está aberta ou fechada.

SoundHound:

Viajar é sinônimo de descobertas e  isso inclui também novas músicas! Todo mundo já passou por aquele momento clássico: você está em um bar e começa a tocar uma música super legal, aí você vai pra casa e fica digitando uns pedaços da letra pra ver se acha a dita cuja! O SoundHound veio para facilitar a sua vida! Ele escuta a música do ambiente e te informa quem canta, o nome da faixa, e em alguns casos, até a letra completa no estilo karaokê pra você já sair cantando certo!!

Sexy and the City:

Você é fã da série e sempre sonhou em ver o “cenário” das meninas? Esse app pode te mostrar alguns dos lugares onde elas filmaram. Você vai passar em frente ao apto da Carrie, descobrir onde  várias cenas foram gravadas, e ainda dá para almoçar em um dos restaurantes favoritos do grupo. Também é possível selecionar um local e o app te fala que cena se passou ali e em qual temporada. Achei fofo :).

Google Translate:

Eu sei, parece bem bobo. Mas se você não for lá muito expert no idioma local, o Dr. Google pode te salvar. Não que você vá ficar traduzindo mil coisas na hora de conversar com alguém, mas sabe aquele momento em que você precisa saber só aquela palavrinha? É disso que eu to falando.

Convert Units:

Depois que você já planejou a viagem, fez as contas necessárias e adquiriu um cartão pré-pago que nem esses aqui, o melhor a fazer é não se preocupar com suas pratas. Até porque rola uma depressão quando a gente converte o nosso ryco (nem tão ryco assim) dinheirinho para dólar (ou euro, ou libra!). Mas se, por acaso, você precisar saber muito o valor de algum produto em reais, é só jogar o valor no app que ele faz a conta pra você. Além de moedas ele também converte medidas, distâncias, temperaturas e um monte de outras coisas.

É claro que existem milhões de outros apps, então meu conselho é que vocês pesquisem bastante antes de viajar e baixem aqueles que têm a ver com o destino e o tipo da viagem. Eu, por exemplo, baixei um aplicativo super útil: um espelho! hahaha Meu namorado sempre dá risada quando eu uso, mas quem é ele pra falar de mim, ele baixou uma vela!

E você, tem alguma dica de aplicativos legais para viajantes?